Métodos Visuais & Culturas das Imagens
26 a 28 de Agosto 2015
Das 9 as 19 h
Auditório da Fundação Darcy Ribeiro - Beijódromo
Universidade de Brasília - UnB
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Seminário do Grupo de Pesquisas:
TRANSVIAÇÕES- Educação e Visualidade (CNPq)
Departamento de Artes Visuais - VIS
Instituto de Artes - IdA
PROGRAMAÇÃO - DIA 2
Dia 27.08- Quinta Feira
MANHÃ
AUDITÓRIO
09hs - 13h00
Conferencistas
Judit Vidiella - Escola de Artes Cênicas ERAM de Girona - Espanha
As políticas da representação na pesquisa. As imagens como forma de escrita
Belidson Dias - Universidade de Brasília – Brasil
Culturas da Juventude queer: Métodos e Metodologias
Mediadora: Tatiana Fernandez (Grupo TransViações – UnB)
TARDE
14h30 -16hs
PAINELISTAS
Aldo Victorio Filho UERJ
Alice Fatima Martins UFG
Raimundo Martins UFG
MEDIADOR – Belidson Dias - UnB
PAINEL 2 - A Relação entre Métodos de Investigação Visual e Cultura Visual Contemporânea no Campo das Artes
A Prof. Dr Gillian Rose (2014) considera que um dos desenvolvimentos mais marcantes entre as ciências sociais na última década tem sido o crescimento dos métodos de pesquisa que utilizam os materiais e métodos visuais. Sugere-se frequentemente que esse crescimento está de alguma forma relacionado com a importância crescente de imagens visuais na prática social e cultural contemporânea. No entanto, a forma da relação entre “métodos visuais de pesquisa” e “cultura visual contemporânea” ainda não foram investigados profundamente. Na sua carreira acadêmica Dra. Rose vem buscando efetuar tal indagação, ao explorar a relação entre "métodos de pesquisa visuais" – e como elas são constituídas de maneiras bem particulares por um número crescente de manuais, revisões, salas de conferências e revistas – com a cultura visual contemporânea - caracterizada por discussões de "convergência cultura”. A autora adopta uma abordagem performativa para utilizar métodos de pesquisa visual. Ela sugere que, quando eles são usados, os "métodos de pesquisa visuais 'nem criam um "social articulado através de imagens culturalmente mediadas, nem um participante de pesquisa "competente no uso de tais imagens. Ao contrário, a interseção da cultura visual e "métodos de pesquisa visuais 'deve estar localizado em seu caminho compartilhado do uso de imagens, uma vez que em ambos, as imagens tendem a ser implantadas muito mais como ferramentas comunicacionais que textos representacionais. O argumento da Dra Rose é no contexto dos recentes debates sobre a produção do conhecimento sociológico no domínio social mais amplo.
E no campo das Artes? E em outros campos do conhecimento?
Rose, Gillian. On the relation between ‘visual research methods’ and contemporary visual culture. The Sociological Review. Volume 62, Issue 1, pages 24–46, February, 2014.
16h15 - 19h COMUNICAÇÕES ORAIS
SALA ANISIO TEIXEIRA
Coordenador de mesa: Prof.a Dra Anna Amélia de Faria
Monitor: Lucas Brum
GT 3 - VISUALIDADES E IDENTIDADES
16h30 –18h30
1. Leci Maria de Castro Augusto da Costa /SEEDF
Intervenções sensíveis em comunidade de paisagem enferma
2. Valleria Lepra / UDELAR (Uruguay)
Las editoriales cartoneras en América Latina: redes de intercambio, espacios de encuentro.
3. Tatiana Duarte Menezes / UnB
(In)corpóreo como experiência estética relacional.
4. Ana Paula Vasconcellos Moreira /UnB
Inconveniência como contingente pedagógico: práticas para uma educação (in)formal.
5. Juan Ospina & Alice Fátima Martins /UFG
NarrATIVIDADES.
6. Julio Pereyra & Fernando Miranda- UDELAR (Uruguay)
Procesos de afirmación de la pertenencia e identidad a partir de propuestas de la visualidad.
18h30- 19 h – Debate
SALA GLAUBER ROCHA
Coordenador de mesa: Profa. MSc Rosana de Castro
Monitor: Pablo Santoni
GT.1 METODOS VISUAIS +GT2 ESTUDOS VISUAIS
16h30 – 18h30
1. Marcela Alejandra Blanco Spadaro/UFG & Fernando Miranda /UDELAR(URUGUAY)
Ctrl + Self
2. Leonardo Luigi Perotto/Universitat de Barcelona (Espanha)
Subvertendo as Convenções: reflexões sobre imagens, música e formas de resistência em um projeto artístico contemporâneo.
3. Ana Claudia Maynardes /UnB
Objetos emocionais: os objetos qualificados pelo indivíduo.
4. Luiz Carlos Ferreira/UnB
Entre memórias e visualidades: a narrativa como método.
5. Elmira Vicente Inácio/UFG
Visualidade: Artefato cultural - Estandarte .
6. Teresinha Maria de Castro Vilela & Aldo Victorio Filho/ UERJ
Mini documentário: transbordamentos de uma pesquisa com e sobre imagens.
18h30-19h - Debate


Raimundo Martins é Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-doutor pela University of London (1992) e pela Universidade de Barcelona (2005-2006). É professor titular e docente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Coordena (com Irene Tourinho) a Coleção Cultura Visual e Educação, publicada pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria e tem inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (PPGE - UFSM), Cultura Visual e Educação (FAV/UFG) e do Laboratório Educação e Imagem (PPGE - UERJ).

ALICE FÁTIMA MARTINS.
Professora na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, no curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Bolsista de produtividade do CNPq com o projeto de pesquisa Outros fazedores de cinema. Editora da Revista Visualidades (FAV/UFG). Desenvolveu projeto de pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ (2009-2010). Doutora em Sociologia (UnB, 2004); Mestre em Educação (UnB, 1997); Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Visuais (UnB, 1983). Autora, além de artigos e capítulos, dos livros Saudades do futuro: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir (Editora da UnB, 2013), e Catadores de sucata da indústria cultural (Editora da UFG, 2013).

ALDO VICTORIO FILHO é Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor Adjunto, Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais e vice-diretor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte, linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. você.